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Ficha de Projeto

Designação do projeto | Novo CTE de Informática da Escola de Serviços e Comércio do Oeste

Número de projeto | 3732

Objetivo principal | Modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional

Região de intervenção | Torres Vedras, Lisboa

Entidade beneficiária | S. E. F. O. – SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO OESTE, LIMITADA

Data da aprovação | 18/04/2024

Data de início | 01/07/2023

Data de conclusão | 31/12/2025

Despesa elegível | 848 660,32 €

Apoio atribuído   | 848 660,32 €

 

Síntese do projeto

Este projeto visa aprimorar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, consolidar e ampliar a participação ativa nas redes da comunidade, investir na criação de parcerias e protocolos, e melhorar a qualidade da formação ministrada. Além disso, a ESCO demonstra interesse em equipar os espaços de aprendizagem com condições apropriadas, considerando as novas metodologias de ensino e inovação pedagógica.

Os cursos profissionais ministrados pela ESCO são voltados para jovens entre 15 e 18 anos, com base em aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções para problemas específicos em uma área de estudo (nível 4 do QNQ). A oferta formativa também é destinada a adultos com 18 anos ou mais, visando potencializar a (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.

Objetivos

O principal objetivo é renovar as salas através da incorporação de novos dispositivos e equipamentos tecnológicos, e por essa via requalificar as fontes de energia, garantindo a hodiernidade, segurança e sustentabilidade, alinhados com as exigências do mercado, permitindo o enquadramento no aviso 01/C06-i01.01/2022 e respetivos objetivos:

  • Renovar as salas com novos dispositivos e equipamentos tecnológicos para garantir segurança e sustentabilidade.
  • Reequipar e modernizar a infraestrutura tecnológica das escolas com oferta de ensino profissional.
  • Reforçar a atratividade das formações de nível secundário em domínios tecnológicos.
  • Modernizar a oferta formativa em linha com as evoluções do tecido produtivo.
  • Aumentar o número de jovens diplomados em ofertas de dupla certificação.
  • Investir no desenvolvimento de qualificações para a inovação e renovação industrial.
  • Melhorar a articulação vertical entre os vários níveis de educação e formação profissional.