O Programa Erasmus é o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto que garante oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem, estágios ou formação para a educação e formação profissional, atendendo às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais.
Considerando que este programa proporciona aos recém diplomados em formação profissional inicial, a possibilidade de realização de uma experiência em contexto de trabalho numa organização noutro país participante no programa que não o seu, a ESCO participa num consórcio com a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o Externato de Penafirme, a Seminfor, Agrupamento de Escolas Madeira Torres e Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira.
O financiamento do Programa contempla, para os participantes, a viagem de ida e volta, a preparação cultural, pedagógica e linguística e uma bolsa de subsistência, calculada de acordo com o destino e a duração da estadia.
A ESCO candidatou-se ao ERASMUS+ KA122-VETpara a realização de estágios curriculares e job shadowing.
A candidatura foi aprovada com o montante máximo da subvenção concedida para ser executada entre 1 de junho de 2024 e 30 de novembro de 2025.
São objetivos do projeto:
Este projeto permite que 14 alunos do 2º ano dos cursos profissionais de Animador Sociocultural, T. Auxiliar de Saúde, T. Gestão, T. Apoio à Gestão Desportiva, T. Restauração/Bar, T. de Programação e Sistemas Informáticos e T. de Turismo, possam realizar os seus estágios curriculares em países europeus, durante os meses de abril a julho de 2025.
Também 4 professores terão a oportunidade de realizar job shadowing em 2 países europeus.
Os participantes receberão uma bolsa de formação que inclui a viagem, alojamento, apoio linguístico, seguro e apoio individual.
O processo de seleção teve início no dia 18 de outubro com a divulgação junto dos alunos e pais/encarregados de Educação.